Por ser um país turístico, o Peru é bastante flexível com os requisitos para entrar no país. Se você for entrar no país como turista, é pouco provável que tenha problema com os documentos para entrar no Peru. Possui algumas nacionalidades que solicitam apenas passaporte, e a outros, visto. Por isso, “diga de onde você […]
Por ser um país turístico, o Peru é bastante flexível com os requisitos para entrar no país. Se você for entrar no país como turista, é pouco provável que tenha problema com os documentos para entrar no Peru. Possui algumas nacionalidades que solicitam apenas passaporte, e a outros, visto. Por isso, “diga de onde você viaja e te diremos os documentos para entrar no Peru”.
Os cidadãos brasileiros, colombianos, equatorianos, bolivianos, argentinos, chilenos, paraguaios e uruguaios não é necessário passaporte. Pode entrar com o documento de identidade do seu país, graças ao acordo entre essas nações.
Se você viaja desde o México, Estados Unidos ou União Europeia, SIM é necessário passaporte como requisito para viajar ao Peru. Seu passaporte deve estar vigente e ter mais de seis meses faltando para a validade na data da viagem.
Por que é importante a data de validade do passaporte? Porque as estadias como turista no Peru são até 90 dias e, em outros casos, até 183 dias. Não queira ter a dor de cabeça que seu passaporte vença enquanto você viaja pelo Peru.
O que fazer se perde ou te roubam o passaporte? Isso sempre é um mal momento. O primeiro que você deve fazer é informar o roubo ou extravio na delegacia, guardar a cópia da denúncia que te entregam e solicitar um novo passaporte na sede consular ou na embaixada do seu país de origem. É necessário ter o novo documento antes de sair do Peru.
No caso de visto de turista ocorre algo parecido. Alguns países precisam, outros não. Aqui tem a lista de países que precisam de visto de turismo para entrar no Peru, por região:
Se for da América do Norte:
Cidadãos do Canadá, Estados Unidos e México NÃO precisam de visto de turista no Peru.
Se for da América Central e do Caribe:
Cuba, El Salvador, Haití e Nicaragua SIM, precisam de visto de turismo. O resto dos países dessa região, não precisam.
Se for da América do Sul:
Só os cidadãos venezuelanos necessitam de visto de turistas para entrar no país. Desde Argentina até a Colômbia, incluindo Brasil e Suriname, NÃO necessitam visto.
Se for da Europa:
A maioria dos países da União Europeia NÃO necessitam visto de turismo para viajar ao Peru. As exceções no continente europeu sobre a exigência de visto são para países como Albânia, Armênia, Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Geórgia e Kosovo que sim precisam.
Se pela sua nacionalidade você precisa de um visto, mas é residente permanente dos países da Aliança do Pacífico, (Chile, Colômbia e México), Peru te isenta do visto.
IMPORTANTE: Você ainda tem dúvidas sobre quais países precisam de visto de turismo e quais não? Veja essa lista do Ministério de Relações Exteriores atualizada.
Você percebeu que o visto de turista é um dos requisitos para viajar ao Peru nas suas próximas férias? Não se preocupe. Esses são alguns dos documentos que deverão apresentar nos consulados para solicitar o visto.
Esses são os requisitos gerais, MAS! Cada consulado tem outros adicionais. Por isso recomendamos localizar os escritórios consulares do país de onde você vive e averiguar que precisa para tramitar seu visto como turista.
Se você já tiver todos os requisitos na mão, essas são algumas das coisas que pode fazer para que sua estadia no território peruano seja inesquecível. Curta cada minuto com essas ideias:
Não precisa de vacina obrigatória como parte dos requisitos para viajar ao Peru. No entanto, esse é um país muito diverso em geografia e cultura, então se você quiser visitar a selva peruana, deveria se vacinar contra a febre amarela. Pelo menos essa é a recomendação do Ministério de Saúde.
IMPORTANTE: A vacina contra a febre amarela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para que seja efetiva.
Também há outras vacinas recomendadas, como por exemplo: contra a varicela, febre de tifoides, hepatite A e B, especialmente se sua viagem é prolongada.
Mesmo que não seja um requisito, com certeza você escutará sobre a Tarjeta Andina de Migración. Anteriormente se utilizava um formulário físico que você deveria conservar durante a viagem até sair do país e era uma dor de cabeça para os viajantes porque o extraviavam com frequência.
Atualmente essas informações são capturadas diretamente do seu passaporte ou carteira de identidade e a TAM é eletrônica. Isso ajuda que no controle migratório seja mais fácil.
Se você não tiver um registro de entrada, as autoridades de imigração não te deixarão sair do país. Terá que iniciar um processo complexo e caro para provar quando e por onde você entrou, assim que trate de realizar um registro correto na sua entrada quando chegue ao Peru. Principalmente se entra por alguma fronteira.
Como em qualquer outra viagem, quando chega ao Peru você deve declarar sua bagagem. Os artigos pessoais comuns que todo turista leva na mala e que não vão ser vendidos, não se declaram.
Se levar artigos esportivos para fazer turismo de aventura, deve declarar como “Mercancía para ingresso temporal”. A quantidade máxima de dinheiro em espécie para entrar ou sair é de 30 mil dólares americanos. Qualquer quantidade superior a 10 mil dólares americanos deve ser declarada.
IMPORTANTE: Se sua entrada for negada por alguma razão, a empresa aérea está obrigada a te levar de volta ao seu lugar de origem.
Também tem mercadorias como produtos agropecuários ou bebidas fabricadas no exterior com a denominação de “pisco” que estão proibidas. Consulte os restos dos artigos na Declaración Jurada de Equipaje que tem que preencher e assinar antes de entrar no Peru.
Como você pode ver, não é necessário muito documentos para entrar no Peru. Se você decide passar suas próximas férias nesse país, leia de novo à lista. Apenas precisa saber se precisa ou não de passaporte, qual é a data de vencimento e se deve solicitar visto de turista. O resto é mais fácil do que você possa imaginar.
Planifique sua viagem com agentes turísticos sérios. Não queremos que você caia nas armadilhas para turistas, nem que pague mais por serviços que deveriam custar muito menos… por isso preparamos esse Guia Peru – 2019 para que você conheça algumas cidades, o que fazer, onde ir e quais precauções tomar.
Peru Hop tem guias locais que conhecem o país melhor que qualquer guia turístico. Viva uma experiência realmente peruana do princípio ao fim, viajando nos ônibus Peru Hop. Cuidaremos de você e te daremos recomendações insuperáveis para que tenha uma das melhores viagens da sua vida na terra dos incas.