A gastronomia do Peru é muito variada graças à diversidade cultural das regiões peruanas como a costa, serra e selva. Quando se trata do prato típico do Peru, a gastronomia da capital não tem nada para invejar das outras regiões, nem das outras cidades famosas pela culinária. Viajar ao Peru e não provar uma causa […]
A gastronomia do Peru é muito variada graças à diversidade cultural das regiões peruanas como a costa, serra e selva. Quando se trata do prato típico do Peru, a gastronomia da capital não tem nada para invejar das outras regiões, nem das outras cidades famosas pela culinária.
Viajar ao Peru e não provar uma causa ou um suspiro a la limeña seria imperdoável. Ainda que as raízes de muitos pratos típicos são complexas para saber sua origem, preparamos essa lista de comidas tradicionais peruanas para que você não deixe de provar nenhum deles.
Essa espécie de bolo de batata amarela amassada, misturada com pimenta e limão, é recheada com salada de atum, frango ou frutos do mar. Mesmo que a origem seja antes do virreinato do Peru, o nome se deve à campanha independentista. Para financiar os gastos da independência nas ruas de Lima, era vendido esse prato para apoiar “la causa”.
Essa gastronomia típica da costa , é composta por galinha (ou frango) desfiado, cozida com um creme de pão, pimenta amarela e leite. É servido com batatas cozidas e acompanhado de arroz branco. É um prato principal.
Consiste de batatas cozidas banhadas em salsa huancaína, que é feita com salsa de queijo, pimentas e leite. O sabor é bem característico e pode ser comido como uma entrada ou acompanhado de outros pratos peruanos, como arroz com pollo.
Ainda que o nome faz lembrar a região de Huancayo, é dito que era um prato preparado na estação de trem que conectava Lima com essa cidade serrana, pois era um dos pratos típicos de Lima.
Essa sobremesa tradicional da capital peruana leva uma camada de doce de leite, açúcar, gema de ovo e essência de baunilha; decorado com merengue feito à base de claras de ovo, vinho oporto e açúcar. Essa combinação no paladar é deliciosa.
Preparados com choros, uns moluscos da família dos mexilhões, essas conchas se comem acompanhadas de pedaços de cebola, tomate, coentro, suco de limão e grão de choclo (milho) fervido.
É tradicional de Callao em Lima, daí vem o nome “a la chalaca”. Normalmente é servido como entrada ou tira-gosto.
Chifa é o nome tanto da comida como dos lugares onde é servido essa combinação de sabores chinês-peruanos. O prato emblemático dos chifas é o arroz chaufa com um sabor único apreciado pelo paladar peruano.
A origem está relacionada com o bairro chinês de Lima onde funcionaram os primeiros chifas. Eram pequenos locais de comida de imigrantes chineses que utilizavam ingredientes como gengibre, salsa de soja e cebolinha, porém o mais importante eram os utensílios como o wok.
Se for a Lima você deve comer arroz chaufa com Inca Kola.
Massa de batata cozida recheada de carne moída, queijo, cebola, azeitona e ovos, que depois é frita e servida como entrada ou como prato principal quando é acompanhado com arroz.
O formato é comprido, nunca redondo e a história retrata a Guerra do Pacífico, quando os soldados peruanos deveriam levar com eles alimentos fáceis de conservar que não deixasse rastros.
De fato, o milho roxo com que é preparado tradicionalmente essa bebida da serra, foi em Lima e na região costeira onde foi bem recebida como acompanhamento dos pratos crioulos. A preparação é muito fácil; ferve o milho roxo, acrescenta casca de abacaxi, marmelo, canela, cravo e açúcar.
Ainda que seja uma bebida tradicional também da Colômbia e do Equador, há uma versão de champús limenhos feito à base de chancaca, milho, frutas e em algumas versões possuem leite e mote. É tomado quente e no inverno. É uma bebida tradicional do natal e parte dos pratos típicos de Lima.
Lima é o lar da cozinha nikkei que mistura o melhor dos sabores japoneses com ingredientes peruanos. Herança dos chefs Nobuyuki Matsuhisa e Toshiro Konishi, a bandeira é a fusão.
Um dos pratos essenciais, por exemplo é o tiradito que combina o corte de sashimi de pescado com pimenta ou pimenta amarela. Também os tipos de sushi que integram os produtos peruanos como os rolls acevichados.
Originário do bairro de Chorrillos em Lima, de onde vem o nome, esse prato contém carne bovina, salsicha, ovos e batata frita. É um fast food e é conhecido por ser antecessor do famoso Lomo Saltado.
É um famoso sanduíche de rua preparado com uma carne especial de porco chamado Jamón del País, salsa crioula e alface dentro de um pão francês.
Antigamente era vendido nas corridas de touro ou nas ruas da capital peruana. Atualmente é possível encontrar nas hamburguerias tradicionais como um prato típico do Peru.
Essa sopa tradicional do porto de El Callao é composta por frutos do mar, como caranguejos, conchas, polvos e vários tipos de peixes cozidos à base de temperos peruanos, molho de pimenta amarela, ají panca e uma pitada ácida que pode ser de limão, vinho ou chicha de jora. É bastante consumida no inverno e bem popular na costa peruana.
Mesmo que seja comido em toda América do Sul, o pollo a la brasa peruano (frango assado) é OUTRA coisa. De fato, é consumido mais que o ceviche e foi declarado como “Especialidade Culinária do Peru” e “Patrimônio Cultural da Nação”.
No terceiro domingo de julho é o dia do Pollo a la Brasa e, ainda que seja o patrimônio de todo país, as origens fazem voltar aos anos 50 em um bairro limenho chamado Chaclacayo.
Se esse passeio pela cozinha limenha de diversos sabores e ingredientes frescos te deixou com fome ou vontade de saborear o tempero típico da culinária peruana, vá ao Peru, fique uns dias na capital, faça alguns tours, e conheça os truques que a gastronomia peruana pode fazer com seus sentidos.