Se você tem vontade de visitar Machu Picchu e se perguntou quantas pessoas o visitam durante o dia, a resposta é de 4,000 pessoas por dia, em média. Isso significa 1,5 milhão de visitantes por ano. Os meses mais concorridos são julho e agosto, enquanto fevereiro é o mês do ano com menos visitas porque […]
Se você tem vontade de visitar Machu Picchu e se perguntou quantas pessoas o visitam durante o dia, a resposta é de 4,000 pessoas por dia, em média. Isso significa 1,5 milhão de visitantes por ano. Os meses mais concorridos são julho e agosto, enquanto fevereiro é o mês do ano com menos visitas porque a Trilha Inca está fechada em fevereiro para manutenção.
78% dos turistas em Machu Picchu são estrangeiros, enquanto 22% são peruanos que decidem visitar Machu Picchu. O número de turistas continua aumentando à medida que as vias para chegar em Machu Picchu desde Lima se ampliam. Você pode fazer a viagem para Machu Pichu de ônibus, de avião ou fazer a trilha.
São muitas pessoas como parece? Claro que o número vai aumentando, porém, os turistas se dividem de acordo aos 9 horários de entrada com uma estadia máxima de 4 horas. Também são tomadas medidas bem estritas para conservar o patrimônio e fazer com que a experiência de cada visitante seja única.
Por exemplo, na Trilha Inca só é permitido 500 pessoas por dia e a partir desse ano aumentam os incentivos econômicos para quem visitar o complexo à tarde: a entrada da cidadela é mais barata no turno depois do meio-dia.
A entrada da cidadela pode comprar com antecedência nos seguintes horários:
Sem importar quantas pessoas vão visitar Machu Picchu, cada entrada tem um tempo máximo de 4 horas de estadia. Isso quer dizer que quem entre às 2 horas da tarde pode ficar no complexo até às 6 pm. Além disso é necessário contratar um guia para a entrada da cidadela.
Veja todos os horários e disponibilidade de entrada para Machu Picchu no site oficial e contrate apenas tours de boa reputação. Nesse site você pode comparar vários dos operadores mais sérios, Tours para Machu Picchu e escolher qual melhor se adapta ao que você precisa: FindLocalTrips.com.
Desde os anos 90, o Peru teve um crescimento significativo no turismo graças à estabilidade econômica e o investimento no turismo sustentável. Nos últimos cinco anos foram investido mais de 100 milhões de dólares em hotelaria.
No início dos anos 90, a quantidade de turistas que foram ao Peru não superava os 500 mil; na década de 2000, o número subiu a um milhão e meio, e na última década, aumentou a 3 milhões anuais, segundo dados do Ministerio de Turismo del Perú.
Esse crescimento foi acompanhado de preocupação por parte da Unesco por quantas pessoas vão visitar Machu Picchu e a exposição de Machu Picchu como uma das Maravilhas do Mundo. Para isso foram tomadas medidas com os horários e foi proibido o acesso de maneira preventiva em alguns altares.
Também estão fazendo planos para aumentar a área de visitas em outras zonas do Vale Sagrado que são igualmente significativas, para tirar a atenção sobre a cidadela. Os planos incluem novas rotas de acesso que não afetem o patrimônio e dê aos turistas uma experiência ainda mais agradável.
Então, se você está planejando ir ao Peru e visitar Machu Picchu, é provável que encontre com novas surpresas.
Para chegar a Machu Picchu, você deve viajar a Cusco. De Cusco ir ao vilarejo de Aguas Calientes e daí fazer a trilha ou pegar ônibus para Machu Picchu que te deixa na porta de entrada da cidadela. Quais são os trajetos disponíveis para fazer esse percurso?
Saber quantas pessoas vão visitar Machu Picchu por dia, mês e ano pode dar uma ideia da importância global que esta construção inca guarda mistérios sobre suas impressionantes construções de pedra, o propósito foi levantado e o abandono repentino após o desejo espanhol.