A maneira tradicional de viajar para Machu Picchu de ônibus, é pegando um avião em Lima até Cusco e, quando estiver lá, escolha um dos roteiros para visitar Machu Picchu. Mas agora queremos sugerir uma maneira diferente: pegando ônibus para Machu Picchu, fazendo Lima–Cusco, enquanto conhece todos os tesouros escondidos no Peru.
A maneira tradicional de viajar para Machu Picchu de ônibus, é pegando um avião em Lima até Cusco e, quando estiver lá, escolha um dos roteiros para visitar Machu Picchu. Mas agora queremos sugerir uma maneira diferente: pegando ônibus para Machu Picchu, fazendo Lima–Cusco, enquanto conhece todos os tesouros escondidos no Peru.
São muitos motivos para fazer esse roteiro, porém escolhemos três:
Essa é a principal razão. O Peru é um país que tem muitos tesouros escondidos, recentemente descobertos e com grande valor, que pode enriquecer sua experiência de viagem e que somente você poderá apreciar caso se anime viajar para Machu Picchu de ônibus.
Por toda viagem até Cusco há espetáculos naturais, como um deserto oásis em Huacachina; as extraordinárias Linhas de Nazca; cidades incríveis como Arequipa (A Cidade Branca!) é uma obrigação para ver, quando visite o Peru, além de outras incontáveis atrações no trajeto deixa um sabor mais VERDADEIRO da experiência turística.
Lima é uma cidade plana, localizada a apenas 101 metros acima do nível do mar e Cusco está a 3,399 metros acima do nível do mar. Isso significa que uma aterrisagem forçada para o corpo, que deve se acostumar muito rápido a esses níveis de altitude.
Por isso é tão comum ver turistas que vão pela primeira vez com problemas de mal de altitude (soroche, nos andes). O primeiro que sentem é que não podem respirar, enjoo, náuseas, dor de cabeça e pressão baixa. Acredite em nós, ninguém quer passar os primeiros dias de viagem para Machu Picchu sentindo mal.
Em boas condições, você também pode aproveitar a cidadela do início ao fim ou subir a Montanha Huayna Picchu (moderada) e a Montanha Machu Picchu (fácil).
Se ainda te faltava um motivo para pegar ônibus para Machu Picchu (fazendo o roteiro Lima – Cusco) é esta: é bastante vantajoso. Não é “mais barato”, porque o preço do boleto aéreo é praticamente o mesmo que você vai gastar em um trajeto por terra, e “vantajoso” porque tem um diferencial importante: a experiência.
Viajando de Lima a Cusco de ônibus, você poderá conhecer Paracas, Huacachina, Nazca, Arequipa, Puno e todos os locais pelo caminho, vendo como muda a paisagem e provando a comida típica em cada parada. Inclusive, se você quiser, pode fazer um desvio para conhecer o Lago Titicaca, Copacabana e La Paz na Bolívia, antes de continuar sua viagem ao Vale Sagrado dos Incas.
Todas essas cidades com a mesma passagem de ônibus? Se você viaja com a gente, esse é o acordo: poderá escolher uma passagem para os itinerários dos nossos ônibus e usá-lo no seu ritmo. Desça na cidade que você quiser conhecer, fique lá se é o seu desejo e logo subir no próximo ônibus Peru Hop para continuar a viagem.
As passagens Peru Hop duram um ano. Ou seja, se você quiser ficar um mês em alguma cidade do roteiro que tenha te agradado, você decide! Aqui te explicamos como funciona Peru Hop e porque você pode escolher a sua própria rota quando viajar para Machu Picchu de ônibus.
O primeiro que você deve saber é que os peruanos são famosos por coisas incríveis, como sua hospitalidade, cultura e comida, mas também pela maneira louca que dirigem.
Não é recomendável alugar um carro próprio e fazer uma viagem por conta própria no Peru. O transporte público também não é grandes coisas no país, além disso os ônibus públicos podem ser bastante inseguros. As histórias de acidentes por excesso de velocidade, ou por fazer paradas não permitidas nas estradas são contadas por muita gente.
É a opção mais insegura e extrema, porém existe: você pode ir nos ônibus públicos para Cusco. Uma viagem direta Lima – Cusco leva aproximadamente 28 horas pela cordilheira andina, atravessando toda serra peruana que é linda, mas cheia de riscos, precipícios e estrada difícil. Essa opção é uma loucura!
Não vale a pena porque você chegaria, literalmente, “acabado” em Cusco, a experiência nos protege e te colocaria em perigo real. Além disso, se for curtir suas férias, não possui nenhum motivo para usar essa opção.
Se não tem outra opção que não seja em ônibus público, é recomendável pegar Cruz del Sur. Mesmo usando a rota direta que mencionamos acima, eles têm um nível agradável de conforto. Terá que fazer os embarques e desembarques nos Terminais Públicos.
A melhor opção para viajar pelo Peru até chegar em Machu Picchu, é aproveitando o serviço de ônibus privado, como Peru Hop. Nossos ônibus te levarão ao seu destino com segurança, os veículos são confortáveis, com compartimento USB em cada assento e banheiros limpos a bordo.
Na Peru Hop não economizamos em segurança. Rastreamos nossos ônibus com GPS, 24 horas, para seguir a rota e garantimos que não excedam o limite de velocidade. Além de que, nossos motoristas se revezam a cada 5 horas para que sempre estejam bem descansado. Não podemos afirmar que outras empresas fazem o mesmo.
Nossos guias locais conhecem o Peru como ninguém, assim eles te contarão as melhores histórias dos lugares que você vai percorrer, além de te ajudar a fazer reservas em hotéis e restaurantes nas próximas paradas onde você quiser descer. Como funciona nosso sistema?
Resposta curta: Não.
Resposta larga: Não é possível. De Cusco primeiro precisa chegar em Águas Calientes e de lá pode subir a pé ou de ônibus para Machu Picchu. Subir de ônibus é uma boa opção para sua visita a Machu Picchu.
Esses ônibus, a diferença do resto do país, são bem organizados, saem a cada dois minutos e são uma excelente opção se você não quer fazer uma caminhada até a entrada de Machu Pichu.
Agora para ir de Cusco para Águas Calientes também tem várias opções:
Para chegar em Machu Picchu você deve viajar a Cusco. De Cusco deve ir ao vilarejo de Águas Calientes e de lá caminhar, pegar ônibus ou trem para Machu Picchu que te deixam na entrada.